Páginas

Retrospectiva 2011

O ano está acabando, e, por isso, acho legal fazer uma retrospectiva literária, para que alguns dos acontecimentos importantes não sejam esquecidos. Houve a bienal do Rio, com a presença de inúmeros autores e autoras ilustres. Houve término de séries, começo de outras, lançamentos de livros e filmes... Aqui estão alguns fatos que achei legal relembrar.




O término de algumas séries
 - Lançamento de "Infinito", último livro da série "Os Imortais" de Alyson Noël - para aqueles que há muito tempo vêm se esforçando para a continuação da série, o último livro não deixou a desejar. Quem leu a série deve concordar - se não concordar, não há problemas - que os outros livros, com exceção do primeiro, forma um pouco decepcionantes. O final, contudo, foi interessante e até surpreendente, o que conseguiu resgatar parte do gosto pela história.
- Lançamento de "Gone", último livro da trilogia começada com "Wake" de Lisa McMann - embora não seja um dos meus livro preferidos, possui uma temática que eu amo: os sonhos. Eu poderia ter gostado mais do final, se a escrita fosse diferente. Mas, foi uma boa finalização e é isso o que importa. Porque não há nada pior que histórias mal acabadas e com finais que, mesmo que já esperados, não nos transmitem emoção alguma.
- Lançamento de "Esperança", último livro da trilogia de "Jogos Vorazes", de Suzanne Collins - ainda não li os livros, mas, segundo algumas pessoas, foi um bom livro e teve um bom final. Além do lançamento do último livro, vale ressaltar que o trailer do filme foi lançado há pouco tempo.

O começo de outras
Enquanto algumas séries terminam, outras começam...
- Lançamento de "Destino", da autora Ally Condie
- Lançamento de "Destinos Cruzados", da série "Beijada por um anjo" de Elizabeth Chandler - não é exatamente o começo de uma série, visto que já haviam sido lançados três livros. A questão é que houve a transformação de uma trilogia em uma série. 
- Lançamento de "Círculo Secreto", de L. J. Smith
- Lançamento de "Radiante", de Alyson Noël.
- Lançamento de "Herói Perdido", da série "Heróis do Olimpo" de Rick Riordan

Adaptações
- Lançamento do trailer de "Jogos Vorazes", baseado no livro de Suzanne Collins
- Lançamento do filme "Um Dia", baseado no livro de David Nicholls
- Estréia da série "The Secret Circle", baseada nos livros de L. J. Smith
- Estreia da série "Game of Thrones", baseada nos livros de George R. R. Martin
- Estréia do último filme da série "Harry Potter", de J. K. Rowling


E agora uma listagem sobre os livros deste ano:



Melhores Livros:
 1º Julieta - Anne Fortier
 2º Jogos Vorazes - Suzanne Collins
 3º O céu está em todo lugar - Jandy Nelson
 4º A Fera - Alex Flinn
 5º Beijada por um anjo 4 - Elizabeth Chandler

Personagens Preferidas:
 1º Kyle Kingsbury - A Fera
 2º Joe Fontaine - O céu está em todo lugar
 3º Sadie Kane - O Trono de Fogo
 4º Peeta Mellark - Jogos Vorazes
 5º Katarina Bishop - Ladrões de Elite

Melhores Capas de 2011:
 1º Um dia - David Nicholls
 2º Beijada por um anjo 4 - Elizabeth Chandler
 3º Liberte meu coração - Meg Cabot







Melhores Livros:
 1º A guardiã da minha irmã - Jodi Picoult
 2º Insaciável - Meg Cabot
 3º Se você me visse agora - Cecelia Ahern
 4º A descoberta das bruxas - Deborah Harkness
 5º A Sombra do Vento - Varolos Ruiz Zafon

Personagens Preferidas:
 1º Ivan - Se você me visse agora
 2º Meena Harper - Insaciável
 3º Campbell Alexander - A Guardiã da minha irmã
 4º Diana Bishop - A Descoberta das Bruxas
 5º Lucien Antonesco - Insaciável

Melhores Capas de 2011:
 1º Um dia - David Nicholls
 2º Círculo Secreto - L. J. Smith
 3º Insaciável - Meg Cabot






E vocês? Quem quiser diga quais os livros que mais gostou esse ano, além de acontecimentos que marcaram 2011!

P.S: Os livros não são necessariamente lançamentos deste ano, mas foram leitura de 2011. Quanto às capas, foram consideradas somente aquela de livros lançados este ano.

Um comentário:

  1. Oi flor, adorei teu espaço, lidinho d+ que já estou seguindo viu!
    Que bacana sua retrospectiva, tmbm achei a capa de Um Dia yper mara! Uma das melhores detes ano, mas foram tantas capas lindas que ficaria meio indecisa.
    A maioria dos livros q vc leu, eu não li, mas quem sabe em 2012, eu possa conhecê-los né?
    Um ano novo maravilhoso pra ti que que 2012, seja repleto de grandes realizações.
    Beijokas querida.

    Ah! deixo o convite pra vc conhecer meu espaço tmbm e se puder seguí-lo eu agradeço. =)
    http://lerpensaresocomecar.blogspot.com

    ResponderExcluir